SaposVoadores é um blog sobre Histórias em Quadrinho (banda desenhada, HQs, gibis) e assuntos relacionados.

Logo2015blog

No ar desde dezembro de 2006, com informação, opinião e notícias (em especial sobre trabalhos e autores nacionais) e, mais recentemente, uma produção experimental de HQs. Já foi recomendado em conteúdos educacionais no Brasil e no exterior (leia mais neste link).

Quer colaborar com o blog? Leia neste link como sugerir guest posts.

Ricardo Tayra é o criador e editor do blog. Jornalista, produtor de conteúdo e produtor cultural, roteirista e quadrinista de-vez-em-quando.

Produtor executivo da Ocupação Laerte e da Ocupação Angeli (ambas vencedoras doPrêmio HQ Mix – Exposição), além de outras atividades relacionadas a quadrinhos no Itaú Cultural , como as recentes Quartas ao Cubo e Batalha de Quadrinhos.

Como roteirista, colaborou com projetos diversos para o estúdio Impacto Quadrinhos, incluindo HQs online da Turma do Kazé e do Clube do Picapeiro, o Fanzine Impacto, cartilhas e material institucional.

Como jornalista, colaborou com veículos diversos como a revista Super Séries e o site Universo HQ. Também já foi assessor de imprensa da escola Panamericana.

Conheça os 10 Quadrinhos que mudaram a vida do editor do blog.

contato: saposvoadores@gmail.com

facebook: www.facebook.com/saposvoadores

twitter: @saposvoadores

blog pessoal do autor: www.ricardotayra.com.br

O blog apresenta publicidade por meio de programas de afiliados, leia mais sobre isso aqui.

Confira também a Política de Privacidade do blog.

 

2 ideias sobre “Sobre o SaposVoadores

  • 26/11/2015 em 11:58
    Permalink

    Olá!
    Gostei muito do site e gostaria de aproveitar e pedir que me tirem uma dúvida se possível!
    Sou roteirista e gostaria de saber como faço para encontrar trabalho como roteirista freelancer?
    Agradeço desde já e aguardo sua resposta.
    Abraço!

    Resposta
    • 26/11/2015 em 18:05
      Permalink

      Oi Fabio. Que bom que curtiu o texto por aqui!
      Bom, este é um campo sem muita regra, não tem uma “receita de bolo”, mas dá pra dar umas ideias e vc vê o que funciona no seu caso.
      Pra começar, procure não limitar opções. Beleza, vc quer vender roteiros, mas não se limite a só querer fazer quadrinhos. Crie um portfolio variado, inclua HQs, audiovisual, incluindo a possibilidade de atuar pra produtoras de vídeo, publicidade. Mesmo assim é dificil, então não limite seu campo de início. Mais adiante, depois de conseguir se consolidar, aí vc vai poder começar a escolher seu campo preferido.
      Vc também precisa FAZER. Isto é, produzir roteiros que sirvam de exemplo, fazer parcerias com ilustradores, agências, produtoras de vídeo pra concretizar seus primeiros trabalhos. Crie parcerias, vá atrás de parceiros que realmente te ajudem , não apenas na visibilidade, mas especialmente em feedback pra melhorar seu trabalho. Se é pra ser de graça (ou quase), que sejam projetos nos quais vc acredite.
      Com bons exemplos efetivamente produzidos até o fim (uma HQ que foi desenhada.um vídeo pronto) crie um portfolio (use plataformas online pra qualquer um poder ver) e comece a oferecer seu trabalho. Estude, vá atrás de contatos não só em editoras, mas em estúdios, agências, mostre o seu trabalho e fique muito atento aos retornos: mesmo um contato que não te dê trabalho de primeira, pode te dar um bom feedback sobre o que precisa melhorar em seus roteiros.
      E persista sempre, vá atrás. Nada se consegue na moleza 🙂
      Tendo alguma dúvida mais específica compartilhe aqui e procuramos responder. abs, valeu!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *