O conteúdo do SaposVoadores tem sido indicado, por instituições e veículos diversos, como referência para a produção de quadrinhos. O que muito nos orgulha, é claro!

Destacamos a seguir algumas delas, nos nossos quase 10 anos de existência:

 

Ministério da Educação e Ciência de Portugal

Concurso Lubi BD - apoio Ministério da Educação e Ciência de Portugal

O concurso Lubi BD, que contou com o apoio da Direção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência de Portugal, da Agência Portuguesa de Meio Ambiente e da  Prefeitura da cidade de Amadora, indicou o SaposVoadores entre os conteúdos de referência para a produção de uma história em quadrinhos (ou banda desenhada, como são chamadas por lá). Realizado pela Sociedade de Gestão Integrada de Óleos Lubrificantes Usados, em parceria com a ONG Associação Bandeira Azul da Europa, em 2013.

 

Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul

Lições do Rio Grande (professor e aluno)

Duas resenhas do SaposVoadores foram selecionadas pela Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul a integrar uma publicação da série Lições do Rio Grande, para 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, em 2009. O conteúdo escolhido se refere à Turma da Mônica Jovem, reproduzido e trabalhado com exercícios. Disponível para download em PDF no site da secretaria: Cadernos do Professor (pág. 23) e Caderno do Aluno (págs. 18 a 20).

 

Rede Estadual de Ensino de São Paulo

Espaço das Palavras Cadentes

O artigo sobre os elementos básicos para a criação de uma HQ foi indicada como material de referência no blog Espaço das Palavras Cadentes, que integra o Programa de Formação de Educadores à Distância Melhor Gestão, Melhor Ensino, promovido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Paulo Renato de Souza (Limeira-SP) para professores de Língua Portuguesa da Rede Estadual de São Paulo. A indicação foi feita em 2014 pela professora Janaína Chechet, que ainda trabalhou posteriormente o conteúdo em sala de aula. Neste link.

 

Gibiteca de Leopoldina (MG)

Gibiteca.com (Leopoldina-MG)

Também em 2014, a Gibiteca da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado, da cidade de Leopoldina, em Minas Gerais, indicou aos leitores de seu blog nosso post sobre tutoriais para fazer quadrinhos com softwares gratuitos. Neste link.