O mês de julho será especial para os fãs de quadrinhos no Itaú Cultural. Com diversas atividades nas quais atuo na produção executiva, com destaque para a Ocupação Glauco. Todas com entrada franca.

Ocupação Glauco

Já nesta primeira semana, dia 6/07 (quarta) abre a série de quatro debates Caminhos da HQ, na qual quadrinistas convidados falam de seus trabalhos, seus processos e o mercado. Atuei também na concepção e faço mediação de três dessas conversas, sempre às quartas, às 20h. Diferentes das Quartas ao Cubo, de 2015, serão sempre artistas com duas vivências distintas por dia, que levarão algumas breves HQs inéditas produzidas para o evento. Os debates:

 

  • 6/06 – Viver Quadrinhos – com Marcatti e Klebs Junior, que tratam das possibilidades para quem se propõe a trabalhar com quadrinhos no Brasil

 

  • 13/06 – HQs em Rede – com Carol Rosetti e Fábio Coala, artistas que cultivam fãs online

 

  • 20/06 – A Realidade nas HQs – com Alexandre de Maio e Daniel Esteves. O primeiro, especialista em Jornalismo em Quadrinhos, o segundo, que insere elementos históricos em seus roteiros.

 

  • 27/06 – Representatividade e as HQs – com Ana Recalde e Marcelo D’Salete. Os trabalhos dela, curadora de um selo de quadrinhos feito só por mulheres, e dle, que aborda a questão no negro em suas histórias.

 

Esta é uma programação paralela à Ocupação Glauco, que homenageia o cartunista Glauco Vilas Boas, criador do Geraldão, Geraldinho, Dona Marta, Casal Neuras e muitos outros personagens. O evento inclui uma exposição na sede do instituto, em São Paulo, que segue de 9 de julho até 21 de agosto; uma publicação impressa e um hotsite com material complementar.

 

No próprio dia 9 e também dia 10/07, uma oficina com Gus Morais também foca na nona arte: Brincando de Montar Quadrinhos.

 

Por fim, uma espécie de feira de HQs acontece dias 20 e 27/07: é a Banca de Quadrinistas, na qual artistas convidados e selecionados entre inscritos terão contato direto com o público, mostrando e vendendo seus trabalhos.  

 

Outras informações nos links:

Ocupação Glauco

Caminhos da HQ

Banca de Quadrinistas

Oficina Brincando de Montar Quadrinhos (no Fim de Semana em Família)

Assista também os vídeos da série Quartas ao Cubo, com Mutarelli, Bá, Moon, Garrocho e Diniz

 

Ocupação Glauco, debates e feira de HQ no Itaú Cultural
Classificado como:                                            

Uma ideia sobre “Ocupação Glauco, debates e feira de HQ no Itaú Cultural

  • 14/09/2016 em 23:07
    Permalink

    Olá Ricardo

    Sou ilustrador e quadrinista há algum tempo, este ano lancei uma HQ chamada O Senhor dos Porcos (https://www.facebook.com/adrianoloyolaquadrinhos/) . Ano passado outra chamada Sossego, uma adaptação do conto “A Nova Califórnia” de Lima Barreto. Sou de Curitiba e apenas hoje descobri este evento que (através da sua produção) o Itaú Cultural dedicou aos quadrinhos. Gostaria de saber se existe a possibilidade de ele se repetir ano que vem.
    Abraços e parabéns.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *