Pelo 8º ano seguido, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo promove um edital de concurso para produção de histórias em quadrinhos, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).

Já estão abertas as inscrições para a edição 2016 do Concurso de Apoio a Projetos de Criação e Publicação de Histórias em Quadrinhos no Estado de São Paulo e o prazo encerra às 17h de 25 de agosto.

Serão premiados até 12 projetos, cada um com orçamento de até R$ 40 mil.

ProAC

Algumas das definições utilizadas pelo edital:

a) Projeto de criação e publicação de história em quadrinhos (HQ) contempla todas as etapas pertinentes à produção de uma HQ nunca antes publicada na forma impressa (livro de HQ), as quais vão da criação e do desenvolvimento até a finalização e a edição da HQ;

b) História em quadrinhos (HQ) corresponde a um romance gráfico cuja história é contada através de arte sequencial (banda desenhada ou quadrinhos, em cor ou em P&B) e a duração é similar à da prosa (romance ou novela). Podem ser aplicados ao formato HQ criações que foram anteriormente publicadas em periódicos (“tiras”), ou criações produzidas especificamente para publicação em livro;

c) Livro de HQ é uma publicação que atende às seguintes especificações: brochura impressa com no mínimo 40 páginas, ficha catalográfica, código de barra e ISBN, tiragem mínima de 1.000 (mil) exemplares, dimensões mínimas de 17 x 26 cm, miolo em papel offset com no mínimo 90g, capa em papel cartão com no mínimo 250g.

Outras informações podem ser obtidas no edital completo, que pode ser baixado neste link.

As inscrições serão feitas exclusivamente por meio do sistema on-line disponível no site desta Secretaria: www.cultura.sp.gov.br .

A melhor notícia atrelada a esta é que o edital para HQ no ProAC se tornou tradição, sendo realizado há 8 anos sem interrupções. As ruins: o valor máximo por projeto não é alterado desde 2013 (o que significa, na prática, menos dinheiro por projeto, considerando inflação) e, além disso, o máximo de projetos também caiu (eram 20 em 2015 e caíram pra 12 em 2016).

 

Concurso oferece R$ 40 mil para seu projeto de quadrinhos – ProAC 2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *